938 846 151 info@imind.pt

Psicoterapia Psicanalítica

É um dos tratamentos de saúde mental mais efectivos. Sabendo que cada pessoa é complexa e única, pretende desenvolver uma mudança duradoura na relação consigo próprio e com outros.

A psicoterapia psicodinâmica tem como base três factos da psicologia humana: não nos conhecemos completamente, o que não conhecemos faz-nos frequentemente sofrer e o conhecimento acerca de nós próprios beneficia-nos.

A Psicoterapia Psicanalítica, para além do alívio de sintomas como a depressão ou ansiedade, está focada em ajudá-lo a desenvolver as seus recursos de modo a que possa viver uma vida mais enriquecedora e livre, a melhorar a relação consigo próprio,  com os outros e com os desafios ou dificuldades com que se depara na sua vida.

Estas mudanças positivas podem também ter influência no seu companheiro/companheira, filhos, outros membros da família, amigos e colegas de trabalho.

A Psicoterapia Psicanalítica assume que muitos dos problemas que um indivíduo experimenta na vida, incluindo problemas que cria para si próprio e os problemas que tem em responder às oportunidades e desafios da vida, originam-se em processos inconscientes.

É uma forma única de psicoterapia intensiva em que o terapeuta e paciente trabalham juntos em estreita colaboração para entender o significado das reações emocionais do paciente, pensamentos, lembranças, fantasias, sonhos, imagens e sensações.

Através do diálogo centrado no funcionamento interpessoal e intrapsíquico, os terapeutas psicanalíticos procuram ajudar os seus clientes a tornarem-se mais conscientes dos seus pensamentos e sentimentos, ações e escolhas.

A maior consciência de si e dos outros são as chaves para o desenvolvimento e realização pessoal. A auto-consciência liga o paciente a sentimentos e suposições dos quais não tinha conhecimento, ou apenas parcialmente conhecia e entendia. O processo psicoterapeutico também envolve a revisão da história pessoal para desenvolver uma compreensão mais profunda de si próprio.

Na psicoterapia psicanalítica as decisões sobre a frequência de sessões necessárias para sustentar o processo terapêutico são alcançados em conjunto pelo terapeuta e paciente.

A psicanálise exige três a cinco sessões por semana e normalmente leva vários anos. Nem todos os pacientes têm indicação para um processo psicanalítico. Enquanto a psicanálise deve ser conduzida por alguém de um instituto de psicanálise, a psicoterapia psicanalítica é uma abordagem psicoterapêutica utilizada por profissionais de saúde mental com formação nos princípios básicos da teoria psicanalítica, geralmente psicólogos e psiquiatras.

Os psicoterapeutas psicanalíticos podem trabalhar com casais, famílias e grupos, bem como com crianças, adolescentes e adultos.

Voltar