938 846 151 info@imind.pt

Psicoterapia de Casal e Família

 

Psicoterapia de Casal

Os casais procuram psicoterapia quando passam por problemas dentro da relação. Os problemas podem ser muito variados, como o fantasma do divórcio, o nascimento de uma criança, dificuldades financeiras, doenças graves, etc.

De um modo geral existem padrões inconscientes de relacionamento que ambos repetem e que têm raizes antigas. São padrões que geram sofrimento e incompreensão no casal, dificultando o desenvolvimento de uma relação saudável.

O casal fica impedido de viver a relação amorosa, não sendo possível para nenhum dos membros desfrutar a presença do parceiro.

A Psicoterapia Psicanalítica de Casal visa perceber que padrões inconscientes estão em jogo na relação através do diálogo com o psicoterapeuta.

 

 

Psicoterapia Familiar

A Psicoterapia Familiar é indicada para situações em que toda a família está afectada, mesmo que nem todos os membros se apercebam desse fenómeno.

Independentemente da configuração familiar, os temas abordados são sempre as várias formas existentes de relacionamento entre os familiares.

A tensão entre o reconhecimento da individualidade de cada um versus a identidade e cultura familiar gera por vezes incompreensões que ao longo dos anos de se enquistam na relação entre os familiares. As crises do crescimento de cada familiar afectam todos os outros de uma forma que nem sempre é possível perceber facilmente.

A psicoterapia familiar visa compreender e desbloquear estes nós cegos que muitas vezes se instalam no seio das famílias.