938 846 151 info@imind.pt

Psicanálise

A Psicanálise é um método de investigação do funcionamento mental; é uma forma de psicoterapia que procura compreender em profundidade as singularidades do analisando e é uma teoria do funcionamento mental. Estes três aspectos estão interligados e são intrínsecos a qualquer análise.

Como abordagem psicoterapeutica a psicanálise procura compreender as dificuldades e sofrimento do indivíduo à luz do seu funcionamento inconsciente. É uma abordagem baseada na observação e descoberta daquilo que cada um desconhece acerca de si próprio, da sua natureza e da sua singularidade. Muitos dos factores que determinam as emoções e o comportamento são inconscientes, podendo ser fonte de sofrimento e infelicidade, mas também de criatividade e produtividade.

O sofrimento por vezes apresenta-se sob a forma de sinais e sintomas de psicopatologia. Em outros casos apresenta-se como traços de personalidade que levam a dificuldades no trabalho, nos relacionamentos amorosos ou nas relações interpessoais em geral. A psicanálise pode revelar como esses factores inconscientes afectam as relações interpessoais e os padrões de comportamento, compreender as suas origens históricas, ajudando o analisando a lidar melhor com as realidades da vida adulta e a realizar o seu potencial criativo.

Ao longo do processo analítico aprofunda-se o conhecimento e compreensão que o sujeito tem de si próprio, numa progressão que leva ao longo do tempo a uma melhoria geral da forma de se relacionar consigo próprio e com o outro.

Voltar